Brincando com bastão e carretel

Compartilhe com seus amigos

CarreteisBastão e Carretel

Nesta brincadeira as crianças desenvolverão a percepção espacial, tonicidade, habilidades manipulativas e locomotoras, lateralidade e concentração.

A sugestão inicial é que as crianças explorem o material e suas possibilidades. Posteriormente, o professor poderá sugerir movimentações diferenciadas. Por exemplo: andando de costas, de lado; segurando o bastão com a mão direita, depois a esquerda, etc. Pode-se até dizer estimulando-os: “Vamos brincar de empurrar o carrinho?”

É importante ressaltar que a manipulação do carretel maior exige mais força para empurrar e parar o mesmo. Já o carretel menor é bem leve e para deslocar deve-se dosar bem a força e manipular levando o bastão para direita e para esquerda do carretel para que ele possa fazer uma curva sem precisar colocar as mãos para ajudar.

Quanto ao material, os bastões são de madeira (60 cm de comprimento); o carretel preto pequeno é de elástico (facilmente se consegue em fábricas de vestuário) e os carretéis maiores é de fios (facilmente encontrado em empresas e lojas que vendem materiais elétricos).

A brincadeira foi um desafio para as crianças que executaram de forma tranquila e prazerosa.

Compartilhe com seus amigos