Fita para Ginástica Rítmica

Compartilhe com seus amigos

Fita para Ginástica Rítmica

fita_capa

Material utilizado:

– uma varinha de bambu de 35 cm de comprimento

– 4 metros de fita de cetim com 5 cm de largura

– 1 clip

– 1 “girador” (encontra-se em lojas que comercializam produtos para pesca)

– 1 argola de chaveiro (encontra-se em lojas que comercializam produtos artesanais)

– linha branca

– fita adesiva para encapar a varinha.

fita_04 fita_05 fita_07 fita_08 fita_09 dsc05019fita_06 fita_01 fita_02 fita_03
Montagem da fita: É importante ressaltar que a fita deve passar por dentro da argola de chaveiro e deverá ser costurada 40 cm sobre a outra face da fita. A parte da correntinha do chaveiro será descartada. Um lado do girador será encaixado na argola e o outro lado será encaixado dentro do clip. Com fita adesiva ou crepe cole o clip na ponta da varinha. E no final, passe a fita adesiva em toda a varinha para dar um acabamento final.

 

Segundo o site Wikipedia, a fita é considerada o aparelho mais plástico e característico da ginástica rítmica.

Ela é composta por duas partes: O estilete – uma vareta que segura a fita e que pode ser feito de madeira, bambu, plástico ou fibra de vidro e deve medir no máximo um centímetro de diâmetro e entre cinquenta e sessenta cm de comprimento – e a fita.

A forma do estilete pode ser cilíndrica, cônica ou uma combinação das duas formas. A fita pode ser de cetim ou outro material semelhante, desde que não engomado. Seu peso não deve ultrapassar 35g e deve ter no máximo quatro e seis cm de largura e seis metros de comprimento para ginastas de nível adulto.

Longa, a fita pode ser lançada em qualquer direção para criar desenhos no espaço, formando imagens de todo o tipo. Serpentinas, espirais e lançamentos  ajudam a desenvolver nos alunos a coordenação, leveza, agilidade e plasticidade e a flexibilidade.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fita_(gin%C3%A1stica)

Data de acesso: 18/10/2016

Compartilhe com seus amigos