Fita para Ginástica Rítmica
Fita para Ginástica Rítmica
Material utilizado:
– uma varinha de bambu de 35 cm de comprimento
– 4 metros de fita de cetim com 5 cm de largura
– 1 clip
– 1 “girador” (encontra-se em lojas que comercializam produtos para pesca)
– 1 argola de chaveiro (encontra-se em lojas que comercializam produtos artesanais)
– linha branca
– fita adesiva para encapar a varinha.
Montagem da fita: É importante ressaltar que a fita deve passar por dentro da argola de chaveiro e deverá ser costurada 40 cm sobre a outra face da fita. A parte da correntinha do chaveiro será descartada. Um lado do girador será encaixado na argola e o outro lado será encaixado dentro do clip. Com fita adesiva ou crepe cole o clip na ponta da varinha. E no final, passe a fita adesiva em toda a varinha para dar um acabamento final.
Segundo o site Wikipedia, a fita é considerada o aparelho mais plástico e característico da ginástica rítmica.
Ela é composta por duas partes: O estilete – uma vareta que segura a fita e que pode ser feito de madeira, bambu, plástico ou fibra de vidro e deve medir no máximo um centímetro de diâmetro e entre cinquenta e sessenta cm de comprimento – e a fita.
A forma do estilete pode ser cilíndrica, cônica ou uma combinação das duas formas. A fita pode ser de cetim ou outro material semelhante, desde que não engomado. Seu peso não deve ultrapassar 35g e deve ter no máximo quatro e seis cm de largura e seis metros de comprimento para ginastas de nível adulto.
Longa, a fita pode ser lançada em qualquer direção para criar desenhos no espaço, formando imagens de todo o tipo. Serpentinas, espirais e lançamentos ajudam a desenvolver nos alunos a coordenação, leveza, agilidade e plasticidade e a flexibilidade.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fita_(gin%C3%A1stica)
Data de acesso: 18/10/2016