Brincando com Peixinhos

Compartilhe com seus amigos

Material para confecção dos peixes: caixas de leite vazias, cola quente, EVA (cores variadas), tinta guache preta e branca e canetinha preta.

Sugestões de atividades:

  1. Executar posições de equilíbrio segurando o peixe.
  2. Executar deslocamentos segurando o peixe com partes do corpo solicitadas pelo professor (exemplo: com o queixo, no meio das pernas, embaixo do braço, nas mãos, na mão direita, etc).
  3. Saltitar com o peixe na mão.
  4. Lançar o peixe para o alto e pegá-lo, tentando não deixá-lo cair no chão.
  5. Espalhar os peixes pela quadra e eles terão que pegar os peixes e guardar no balde.
  6. Espalhar os peixes pela quadra e eles terão que pegar os peixes e guardar no balde, porém o deslocamento será pulando como um canguru ou rastejando como um jacaré.
  7. Como na atividade anterior, porém duas equipes irão capturar os peixes no chão da quadra. A equipe que pegar mais peixes vencerá.
  8. Espalhar os peixes no chão como se estivessem no rio, cercados por corda. Os alunos deverão saltar o rio.
  9. Estafeta simples de duas equipes: coloca-se quatro peixes enfileirados e distanciados pela quadra na frente de cada equipe. O primeiro aluno da fila com um balde nas mãos irá levá-lo e ir pegando os peixes no chão e guardando no balde. O aluno que recolher todos os peixes mais rapidamente ganha ponto para sua equipe.
  10. Lançamento de peixe no balde: utilizando um balde maior, os alunos poderão arremessar o peixe no balde. É importante que se coloque uma linha demarcatória ou que o aluno esteja dentro de um bambolê.
  11. Utilizando os peixes de uma cor somente, pode-se trabalhar a cor com os alunos. O professor solicita que o aluno “pegue no rio o peixe vermelho”, por exemplo.
  12. Alunos em círculo e o professor com o balde cheio de peixes. Todos cantam a música: “Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava o peixe vermelho do fundo do mar.” Na verdade a cor do peixe que deverão cantar será a cor do peixe que a professora apresentar no momento da música. Depois é só continuar repetindo a música. O professor deve procurar alternar as cores para que as crianças fiquem bem atentas e possam fixar as cores de forma mais dinâmica.
Compartilhe com seus amigos