Túnel de arcos

Compartilhe com seus amigos

Tunel_de_Arcos_01

Material para confecção do arco: caixas de leite vazias, tesoura, pedaços de pano, barbante para amarrar o pano, pregos, mangueira preta de irrigação de 3/4 e 1/2 polegada, cimento, areia e água para fazer a massa que vai dentro das caixas.

Confecção do arco: 2 caixas de leite vazias serão as bases e dentro dela deve ter um pedaço de mangueira preta de 1/2 polegada com 20 cm de comprimento, tendo um prego fixado horizontalmente para que não saia do cimento depois.

Tunel_de_Arcos_02

Depois coloca-se uma massa de cimento, água e areia para a fixação da mangueira e prego no interior da caixa.

Tunel_de_Arcos_03

Assim que a massa secar deve-se fazer um acabamento com pano em volta dela.

Tunel_de_Arcos_04Tunel_de_Arcos_05Tunel_de_Arcos_06

A mangueira superior (arco) tem 115 cm de comprimento, mangueira preta de 3/4 para que encaixe na mangueira mais fina da base. Dessa forma conseguimos ajustar a altura do arco de acordo com o tamanho das crianças e deixando mais baixo o desafio para as crianças menores será maior, tornando-se mais motivante.

Tunel_de_Arcos_07 Tunel_de_Arcos_08 Tunel_de_Arcos_09

Sugestões de atividades:

  1. Passar por baixo dos arcos engatinhando para frente.
  2. Passar por baixo dos arcos engatinhando para trás.
  3. Passar por baixo dos arcos rastejando com a barriga voltada para baixo e depois para cima.
  4. Executar o deslocamento por baixo dos arcos passando primeiro a cabeça, depois o restante do corpo (com a barriga voltada para cima).
  5. Executar o deslocamento por baixo dos arcos passando as pernas primeiro e depois o restante do corpo (com a barriga voltada para cima).
  6. Com os arcos ajustados mais baixos irão passar por cima, primeiramente sem derrubar os arcos e posteriormente, sem tocar nos arcos.
  7. Executar deslocamento para frente em zigue-zague por entre os arcos separados a um metro de distância. A cada vez mudar a forma de se deslocar, por exemplo: com as mãos na cabeça, como um “avião” (braços abertos), com a pontinha dos pés, com os calcanhares, saltitando e batendo palmas, etc.
  8. Executar deslocamento para trás em zigue-zague por entre os arcos separados a um metro de distância. A cada vez mudar a forma de se deslocar, por exemplo: com as mãos na cabeça, levando 2 bolas nos braços, com a pontinha dos pés, com os calcanhares, saltitando e batendo palmas, etc.

 

Observações: Este material pode ser utilizado juntamente a outros em estafetas e circuitos de atividades.

Como as arcos são ajustados na base, os mesmos devem ser retirados para serem guardados, ocupando pouco espaço no armário.

Compartilhe com seus amigos